Notícias

O que é arroz parboilizado?

  03/05/2021

Compartilhe:              


 

A origem do nome vem do termo partial e boiled (parcialmente aquecido). Trata-se de um processo – encharcamento, aquecimento e secagem – no qual os grãos se tornam mais resistentes e de fácil manejo para o consumidor. 

 

Não tem tantas fibras quanto o arroz integral, que é o grão bruto, mas é uma excelente opção para quem procura uma versão mais saudável do alimento mais popular do Brasil. 

- Como é feita a parboilização

No Brasil, o arroz parboilizado foi, inicialmente, chamado de “arroz pré-cozido”. Além do nome não pegar no mercado, não está totalmente correto. Isso porque o processo de parboilização não é a mesma coisa que um cozimento. 

 

A parboilização acontece quando o arroz é imerso na água a 50 °C. Esse processo permite que o arroz, mesmo descascado e polido, mantenha os nutrientes do arroz integral, como vitamina B, magnésio, fósforo e potássio - claro que em diferentes proporções. 

 

 O processo é dividido em 3 fases: 

 

Encharcamento: o grão do arroz, ainda com a casca, é mergulhado na água quente por algumas horas. Conforme o arroz absorve a água, parte das fibras e nutrientes da casca é, também absorvida pelo grão. 

Gelatinização: o arroz, ainda úmido, é exposto a uma temperatura muito elevada, com pressão de vapor. Nesse momento, os nutrientes que penetram no grão são fixados nele. 

Secagem: a última etapa consiste na secagem, para que o grão possa, então, ser descascado e polido, assim como acontece com o arroz branco.